Buscapé/Bondfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Carrossel de Ofertas

UOL

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como se preparar para uma viagem de moto

Estrada diante dos olhos, vento na cara e muitas belas paisagens pertinho de você. Uma viagem de moto é uma experiência inesquecível com diversão garantida. Pelo menos é o que garantem as pessoas que já puderam viver essa aventura maravilhosa.

Mas atenção: infelizmente, as viagens de moto não são para qualquer pessoa. “O ponto de partida é ter espírito de liberdade, conhecimento de pilotagem de motocicleta em um nível avançado, uma moto revisada e um bom plano de viagem”, explica Barazal, presidente do
Motors Vivos Brasil, clube com sede em São Vicente, São Paulo. “Viajar de moto é uma aventura. Mas também pode ser uma cilada, se não houver planejamento. O primeiro passo é procurar saber o máximo do percurso e da motocicleta para poder preparar a viagem. Se a aventura for em grupo, é preciso que todos tenham o mesmo ritmo”, completa Cassio Narciso, jornalista da revista MotoMax e motociclista de plantão.
Por falar em grupo, há quem defenda a ideia de que as viagens em moto devem ser feitas sempre na companhia de pelo menos mais uma pessoa. “É sempre recomendável que o viajante vá com pelo menos um parceiro de estrada, pois nunca podemos prever as adversidades da vida. Uma companhia é sempre agradável nos pontos de parada na estrada”, conta Barazal.

Mas há quem veja vantagens nas aventuras solitárias estrada afora. “Não existe regra. Quando se viaja sozinho, você faz suas próprias paradas para descanso, dependendo somente do seu limite. Fotografa o que quer e quando quer”, analisa Cassio Narciso, que também reconhece a comodidade de ter um parceiro. “Por outro lado, quando um pneu fura ou se você precisa de um apoio mecânico (ou físico) qualquer, você não pode contar com ninguém se está sozinho”, completa.
Equipamento
Sozinho ou acompanhado, o fato é que algumas coisas são imprescindíveis em uma viagem assim. Segundo Barazal, que tem anos de experiência, os principais itens são: uma motocicleta revisada e confiável, roupa de segurança (jaqueta de couro, calça, botas de cano alto, luvas) e um bom capacete. “Além disso, é bom que a pessoa esteja se sentindo bem consigo mesmo”, diz.

Para realizar longas viagens, recomenda-se ainda que a moto seja de grande porte, com um banco confortável para o piloto e a garupa (para que não haja danos para a coluna, por exemplo), bagageiros laterais e traseiro para acomodação de vestimentas, ferramentas e capas de chuva. Barazal vai além e já pensa com carinho em uma provável companhia feminina. “É sempre bom ter um lugarzinho separado para a garupa colocar suas maquiagens e compras”, conta, aos risos.

Se a pessoa pretende atravessar terrenos mal pavimentados, o correto é utilizar uma moto Trail, pois ela supera facilmente esse tipo de trecho. “A quantidade de bagagem e como ela será transportada também pode ser um estorvo durante a viagem se não houver compartimentos corretos”, alerta Narciso.
PS: Dicas muito interessantes que li em um artigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário